Guia de benefícios da Yoga

Um estudo recente afirma que aquelas pessoas que praticam Ioga há demasiado tempo têm a possibilidade de ter um melhor aprimoramento cognitivo na velhice em comparação às demais. Dependendo do trabalho, a prática dessa atividade a longo prazo seria capaz de mudar a estrutura do cérebro a ponto de preservar contra o declínio cognitivo e a diminuição de memória em pessoas da terceira idade, principalmente entre as mulheres que fazem Yoga, denominadas como yoginis.

Os estudiosos constataram que as yoginis idosas possuem maior consistência do córtex pré-frontal esquerdino, nas áreas do cérebro associadas a funções cerebrais como concentração e memória.

Guia de benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   A estrutura e a utilidade do cérebro modificam à proporção que envelhecemos, o que certas vezes leva ao enfraquecimento cognitivo, contendo memória e atenção prejudicadas. Uma dessas mudanças no cérebro é amplamente remetida ao córtex do cérebro, que acaba por se tornar mais fino, o que os estudiosos revelaram que está associado com o enfraquecimento mental. Investigadores comprometidos no estudo explicaram que, exatamente como nossa musculatura, o cérebro expande-se mediante o treinamento. Como toda atividade contemplativa, a Yoga tem um componente cognitivo em que a atenção e a concentração são consideráveis.

Os pesquisadores almejavam avaliar se os praticantes de Yoga a extenso prazo possuíam diferenças em se tratando de estrutura do cérebro comparando-se com idosos com muita saúde que em nenhuma circunstância realizaram a Yoga. Para a pesquisa, eles juntaram um pequeno grupo de yoginis que tinha praticado Yoga no mínimo duas vezes por semana no decorrer de um mínimo de 8 anos, ainda que o grupo houvesse uma média de praticamente 15 anos de prática.

Eles, assim, assemelharam as yoginis com outro time de mulheres sadias que nunca praticaram Yoga ou práticas de contemplação ou meditação, contudo evidenciaram os mesmos níveis de prática física, concernentes à mesma idade (cerca de sessenta anos).

O staff investigou os cérebros dos integrantes utilizando ressonância magnética para olhar se havia alguma distinção nas estruturas. Os especialistas encontraram maior consistência no córtex pré-frontal esquerdo nos yoginis, nas áreas intelectivas relacionadas a atribuições intelectuais como memória e concentração.

Enfraquecimento de memória na terceira idade é natural, enquanto a exercitação física e as práticas contemplativas conseguem ajudar a melhorá-la, bem como frutas com antioxidantes, frutas coloridas, vegetais de folhas verdes e grãos integrais, que preservam seu cérebro de radicais livres insalubres, podem ajudar notavelmente na preservação da cognição.

Aqui estão alguns nutrientes que são capazes de fazer maravilhas por sua memória e por seu desenvolvimento cognitivo como um todo.

Vitamina C e B: A vitamina C, observada nas frutas cítricas, está associada à rapidez mental, enquanto que a Vitamina B auxilia contra o enfraquecimento cerebral e o comprometimento intelectivo relacionado à idade. Identificada em peixes, vegetais de folhas verdes, cogumelos, amendoim, sementes de gergelim e no ovo.

Nozes e Sementes: um conjunto de sementes e nozes podem ajudar a aperfeiçoar significativamente a sua potencialidade cognitiva. As sementes de abóbora são carregadas de zinco que praticam um papel importante na melhora de sua memória. As nozes são uma excelente fonte de Ômega-3 além de outros nutrientes relevantes ao funcionamento cerebral e aptidões de memória. As sementes de girassol são ótimas fontes de vitamina.

Guia de benefícios da Yoga Prevenções Saúde  yoga   Legumes verdes: brócolis, couve, espinafre – todos os vegetais verdes estão repletos de ferro, vitamina E, K e B9 (folato) e fitonutrientes como a vitamina C, que são muitíssimo importantes para o crescimento de células do cérebro. A vitamina K é conhecida por ser benéfica no aprimoramento cognitivo e no aumento do estado de alerta do cérebro.

Abacates: Beneficiados com Vitamina E, os abacates estão carregados com antioxidantes que ajudam a manter o cérebro com saúde e alerta. Os abacates também estão relacionados com a diminuição do risco de doença de Alzheimer.

Tomates: os tomates são uma perfeita fonte de licopeno que ajuda contra a atrofia de células cerebrais e auxilia na preservação e produção de novas células do cérebro.

Grãos inteiros: os grãos inteiros são considerados o poder da energia e auxiliam você a se concentrar adequadamente. Ao ingerir grãos inteiros ricos em fibras, a energia é liberada no corpo sob a forma de açúcar que ajuda o cérebro a operar satisfatoriamente, mantendo-nos alertas.

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