Quem jamais viveu aquele temor, ao falar com alguma pessoa, de achar-se com um péssimo hálito? E quem nunca se perguntou o que causa mau hálito? O mau hálito, intitulado oficialmente de halitose, pode derivar de péssimos costumes de saúde dentária e pode ser sinal de outras doenças. O mau hálito inclusive é capaz de agravar conforme a variedade de refeições que você ingere e outros comportamentos de vida nada convenientes.
Preste atenção ao que você ingere
Basicamente, todos os alimentos ingeridos começam a ser “triturados” na sua cavidade bucal. Se você comer refeições com cheiros intensos (como alho ou cebolas), e, logo após, escovar e usar fio dental, ou inclusive lavar a cavidade bucal, vai unicamente esconder o fedor provisoriamente, ele não vai sumir inteiramente.
Caso você não escove os dentes diariamente, resíduos de refeições são capazes de ficar na sua cavidade bucal, propiciando o acréscimo bacteriano entre dentes, em volta das gengivas e na língua. Isto causa o hálito ruim. Os enxaguantes bucais antibacterianos podem auxiliar a reduzir as bactérias, porém não solucionam o inconveniente. Além disto, quem utiliza próteses tem que preservá-las limpas com o intuito de não produzir um local favorável às bactérias que originam o mau hálito.
Tabaco é um perigo
Tragar ou morder produtos com base em fumo inclusive tem grande chance de causar hálito ruim, encardir seus dentes, minimizar a sua possibilidade de sentir o gosto das refeições, assim como inflamar suas gengivas.
O mau hálito persistente ou o mau gosto na cavidade bucal pode ser um aviso de doença das gengivas ou periodontal. Esta enfermidade é motivada pelo ajuntamento de placa nos dentes. Como as bactérias ocasionam uma formação de toxinas que irritam as gengivas. Se não medicada, esta doença atinge a mandíbula.
Outros fatores do hálito ruim são os aparelhos de dente mal ajustados, contaminações bucais por fungos e cáries dentárias.
Cavidade bucal seca também é outro distúrbio
A condição médica de boca ressecada inclusive tem chance de ocasionar péssimo hálito. A saliva é fundamental para a boca paralisar a placa bacteriana e lavar células mortas que se ajuntam na língua, gengivas e bochecha. Estas células se decompõem e podem gerar mau hálito. Uma boca ressecada pode ser efeito colateral de diversos medicamentos, distúrbios das glândulas salivares e respiração progressiva através da boca.
Inúmeras outras doenças podem gerar o mau hálito. Contaminações do trato respiratório, como pneumonia ou bronquite, infecções crônicas, diabetes, refluxo permanente e distúrbios no fígado ou nos rins.
O que posso fazer com o intuito de prevenir o hálito ruim?
O mau hálito pode ser reduzido ou então evitado, para esse fim, efetue uma excelente limpeza da boca. Escove os dentes no mínimo duas vezes por dia. Utilize pasta de dente com flúor para eliminar restos de comida e placa bacteriana. Não se esqueça de escovar a língua ainda. Modifique sua escova de dentes a cada dois ou três meses. Use fio dental ou um limpador interdental uma vez por dia para remover parcelas de alimentos acumuladas e placas. Lave a boca com enxaguante antibacteriano duas vezes ao dia. Quem usa dentaduras deve removê-las à noite e limpá-las meticulosamente antes de pô-las na boca na manhã seguinte.
Visite seu dentista constantemente
O conveniente é visitar o dentista no mínimo duas vezes por ano. Ele vai realizar um check-up bucal e limpeza profissional dos dentes e será capaz de constatar e tratar enfermidades periodontais, boca ressecada ou outros problemas que possam ser motivo de hálito ruim.