TUDO sobre Saúde
TUDO sobre Saúde

TUDO sobre Saúde

TUDO sobre Saúde

Medidas preventivas de segurança do trabalho: Quais são elas?

  • Geral

A melhor maneira de evitar acidentes é tomando medidas preventivas de segurança do trabalho. Independentemente do setor da empresa, a segurança no trabalho é deve envolver a todos.

Para isso, existem muitos procedimentos e normas a serem respeitados. Além disso, é preciso um treinamento básico de acordo com cada setor. Infelizmente, no Brasil, os acidentes de trabalho acontecem com muita frequência, sendo cerca de 700 mil por ano.

Isso faz com que, além de danos causados aos trabalhadores, as empresas também levam prejuízos por causa das indenizações. Portanto, as medidas preventivas são fundamentais.

Acompanhe este artigo até o fim para saber melhor o que são as medidas preventivas de segurança do trabalho e alguns exemplos delas.

O que são medidas preventivas do trabalho? 

São medidas que devem ser tomadas antes que qualquer tipo de acidente possa acontecer. É preciso levar em conta todos os fatores de risco e criar medidas que previnam possíveis acidentes naquele local.

Cada empresa precisa de uma equipe especializada para fazer essa avaliação. Com isso ela pode descobrir se existe alguma falha nos métodos e corrigi-los a tempo. Além disso, a equipe é responsável por aplicar métodos e hábitos mais seguros.

Medidas preventivas segurança do trabalho

 

Quais as medidas preventivas podem ser aplicadas para evitar os acidentes de trabalho?

 Antes de tudo, o melhor a se fazer é prevenir qualquer tipo de acidente. Através das medidas preventivas de segurança do trabalho, é possível evitar que a maioria dos danos aconteça.

São elas:

  1. Atenção ao trabalho:

O primeiro passo para evitar riscos é prestar atenção e ter foco no que está fazendo, seja qual for o tipo de trabalho. Em cargos que envolvam algum tipo de risco, essa atenção precisa ser redobrada.

 

  1. Ser prudente em trabalhos de risco:

Se o trabalho já possui seus riscos inerentes, o ideal é ser o mais prudente possível nas atividades. E, caso haja algum tipo de risco para a equipe, é importante comunicar antes de tomar medidas por conta própria.

 

  1. Manter o local de trabalho organizado ajuda:

Muitas vezes, pode acontecer alguma queda por conta de objetos espalhados no caminho. Com isso, manter o local de trabalho organizado ajuda, e muito, com as medidas preventivas de segurança do trabalho.

 

  1. Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) obrigatórios:

 Apesar de ser uma obrigação que consta nas normas, o uso de EPIs muitas vezes pode ser deixado de lado dentro da empresa. Esse é um fato que não pode ocorrer de maneira nenhuma.

São indispensáveis, pois, caso ocorra algum acidente, eles amenizam qualquer dano aos funcionários.

 

  1. Operar máquinas com conhecimento:

Para operar máquinas, é importante que o funcionário tenha conhecimento do que está fazendo e precisa fazer isso com responsabilidade. Além de ser um profissional qualificado, o operador de máquinas deve também ter a consciência de informar aos superiores o mal funcionamento, quando houver e também, fazer o uso dos equipamentos necessários para sua proteção sempre.

 

  1. Orientação segundo a CIPA:

A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é a maneira mais eficaz para tomar as medidas preventivas de segurança do trabalho. Ela é uma comissão especializada para isso, onde os próprios funcionários elegem em cada empresa para os representar.

Eles tem o objetivo de garantir a segurança no trabalho e dar apoio aos funcionários, cuidando da saúde física e também mental.

 

O que são medidas preventivas segurança do trabalho, exemplos:

Alguns exemplos de medidas preventivas segurança do trabalho são:

 

  • Manutenção em máquinas e ferramentas:

Para garantir a segurança de quem opera as máquinas e ferramentas pesadas, é importante realizar a manutenção periodicamente e evitar danos que causam acidentes.

 

  • Ministrar treinamentos:

Antes de iniciar um trabalho, o ideal é que o profissional passe por um treinamento esse qualifique para aquele determinado setor. Isso evita riscos.

 

  • Fiscalizar sempre o local de trabalho:

Os fiscais fazem seu trabalho de vistoria de tempos em tempos em todas as empresas. Porém, além disso, é fundamental que os responsáveis por cada setor também se certifiquem que está tudo certo, fazendo a fiscalização sempre que necessário.

 

Quais as medidas preventivas que o técnico de segurança deve priorizar?

A principal medida preventiva é colocar em prática tudo que aprendeu no treinamento. Todas as regras são prioridade e devem ser levadas a sério. Os EPIs, por exemplo, são itens que muitas vezes, os funcionários acham que não precisam usar e só começam a julgar importante quando acontece algo.

Não há como classificar uma das medidas como a principal, pois, somente com toda a prevenção colocada em prática é que se consegue uma maior eficiência .


O que fazer para evitar acidentes no trabalho em altura 

 O trabalho em altura possui um alto índice de acidentes, segundo o Ministério do Trabalho. Apenas em 2016, por exemplo, foram registrados cerca de 40% de acidentes onde os cargos ocupacionais tinham relação com altura.

Para evitar isso, a Norma Regulamentadora 35 (NR35), é a responsável pelas regras propostas para atividades acima de dois metros do chão. Nela, existem medidas preventivas de segurança do trabalho que visa preservar a integridade do trabalhador.

O empregador precisa estar em conformidade com essa norma e, caso não esteja, é multado num valor aproximado de R$400,00 podendo chegar até a R$6.000,00 dependendo da situação.

Para o trabalho em altura, as medidas preventivas segurança do trabalho são:

 

  • Treinamentos para os funcionários periodicamente;
  • Implantação de medidas preventivas e também não paliativas;
  • Seguir todas as recomendações da NR35;
  • Ter em mãos Equipamentos de Proteção Individual em conformidade com a validade do produto;
  • Planejamento estratégico das etapas de trabalho antes de iniciar as atividades.

 

Essas são medidas dispostas para o empregador, mas cabe também ao trabalhador seguir todas as recomendações dispostas na norma, se atentar ao trabalho e levar a sério o treinamento.

Estando de acordo todos os envolvidos da empresa, fica mais fácil evitar possíveis danos e colocar todas as medidas de prevenção em prática com fluidez e qualidade.

Para conhecer mais sobre a norma regulamentadora para trabalho em altura, NR 35, leia esse artigo.

Conheça também a NR10, uma das normas regulamentadoras mais requisitadas na segurança do trabalho

14/01/2022 Fernanda Terra

Post navigation

← Cursos para eletricista – Melhores indicações

Related Posts

Cursos para eletricista – Melhores indicações

Escolher uma profissão não é tarefa fácil, afinal, nem todos nascem apaixonados por alguma área profissional. Diante disso, ficam se prendendo na escolha das profissões mais comuns, que são: Advocacia, […]

O que é NR10? Aprenda tudo sobre a norma!

O que é NR10? Provavelmente se você tem alguma dúvida sobre isto é porque está se aventurando no mundo da eletricidade. É até mesmo comum que muitos eletricistas profissionais ainda […]

Melhor curso de eletricista instalador em Campinas

Qual seria de verdade o melhor curso de eletricista instalador em Campinas? A dúvida é real e merece mesmo uma atenção toda especial, afinal de contas ninguém que sair por […]

Recent Posts

Cursos para eletricista – Melhores indicações

Cursos para eletricista – Melhores indicações

Escolher uma profissão não é tarefa fácil, afinal, nem todos nascem apaixonados por alguma área profissional. Diante disso, ficam se prendendo na escolha das profissões mais comuns, que são: [...]

More Info
O que é NR10? Aprenda tudo sobre a norma!

O que é NR10? Aprenda tudo sobre a norma!

O que é NR10? Provavelmente se você tem alguma dúvida sobre isto é porque está se aventurando no mundo da eletricidade. É até mesmo comum que muitos eletricistas profissionais ainda […]

More Info
Melhor curso de eletricista instalador em Campinas

Melhor curso de eletricista instalador em Campinas

Qual seria de verdade o melhor curso de eletricista instalador em Campinas? A dúvida é real e merece mesmo uma atenção toda especial, afinal de contas ninguém que sair por […]

More Info
6 Sinais  que você não pode ignorar

6 Sinais que você não pode ignorar

Diversas pessoas não gostam de ir no clínico e assim sendo acabam correndo perigos desnecessários a própria saúde. Um inocente mau estar pode estar ligado com um problema usual do […]

More Info
Powered by WordPress | theme SG Window