Diversas pessoas não gostam de ir no clínico e assim sendo acabam correndo perigos desnecessários a própria saúde. Um inocente mau estar pode estar ligado com um problema usual do dia-a-dia, ou com uma patologia crítica que deve-se cuidar com emergência.
A grande parte das dores não significa sinal de alguma coisa importante, todavia determinados indícios têm de ser verificados.
1. Fraqueza nos seus braços e pés
Se você ficar abatido ou com seus braços, perna ou rosto torpe, possivelmente será um sinal de um acidente vascular cerebral, principalmente se estiver só em um dos lados do seu corpo. Você inclusive poderá ter um acidente vascular cerebral se você não consegue manter a firmeza, se sentir atordoado ou ter problemas para caminhar. Adquira socorro rapidamente se você, subitamente, não conseguir enxergar bem, sentir uma dor de cabeça intensa, sentir-se confuso ou demonstrar problemas para comunicar ou entender.
Procure logo um médico. Telefone para a emergência. Se você receber um medicamento de coagulação em torno de 4 a 5 horas a partir do primeiro sinal, você pode minimizar seu risco de desenvolver um acidente vascular cerebral.
2. Dores no peito
Quando se refere a dor no tórax, é ideal precaver-se do que remediar.
Toda dor no tórax, particularmente acompanhada de sudorese, pressão, falta de ar ou náusea, precisa ser analisada rapidamente por um médico especialista. As dores ou a pressão do peito provavelmente são um sinal de doença cardíaca ou um infarto, especialmente se você sente isso quando se esforça ou enquanto estiver efetuando uma atividade.
A dor no tórax pode significar outros problemas sem contar o coração. Por exemplo, você possui outra condição grave, como um coágulo sanguíneo que se encaminha para o pulmão.
Se o seu peito sentir-se apertado ou pesado, e permanece além de alguns minutos ou essa sensação vai embora e retorna mais uma vez, vá atrás de assistência.
3. Sensibilidade e dor na parte de baixo das pernas
Isto possivelmente é um sintoma de um coágulo sanguíneo em alguma das pernas. É chamado de Trombose Venosa Profunda, ou TVP. Pode acontecer depois de passar horas sentado, como um passeio de avião duradouro, ou enfermiço, no leito há bastante tempo.
Caso seja um coágulo de sangue, você pode sentir a dor especialmente quando você fica de pé ou faz caminhadas. Você inclusive, pode notar inchaços. A perna fica, habitualmente, vermelha e frágil, e uma vai ficar maior do que a outra. É usual possuir vulnerabilidade depois do exercício. Contudo se você ainda observar vermelhidão e sentir calor onde está distendido ou dolorido, telefone para seu médico.
4. Sangue no xixi
Várias coisas podem fazer você manifestar sangue no xixi. Caso tenha sangue no xixi e você além disto está sentindo muita dor no lado do abdome ou nas costas, você possivelmente tem cálculos renais. Uma pedra nos rins é um pequeno cristal feito de minerais e sais que se formam nos rins e se balança através do tubo que desloca sua urina.
O médico pode requisitar análises de raios-X ou efetuar um ultrassom para olhar os cálculos. Um raio-X usa radiação em pequenas doses para originar figuras de estruturas no interior de seu corpo. Um ultrassom forma imagens com ondas sonoras.
Muitas pedras renais casualmente passam por seu corpo no momento em que você faz xixi, o que provavelmente é bastante dolorido. Entretanto, em certas ocasiões, seu médico pode ter necessidade de retirar a pedra renal.
No entanto, caso você veja sangue no seu xixi e você também possui um aumento na impressão de que necessita urgentemente urinar, estiver indo constantemente ao banheiro ou sentindo ardência ao urinar, você provavelmente pode ter uma inflamação renal. Procure um especialista, principalmente caso tenha febre.
No entanto se o sangue na urina aparecer sem qualquer tipo de dor, presumivelmente é um sintoma de câncer de rim ou bexiga, portanto, não deixe de consultar seu médico.
5. Assobios ao respirar
Os distúrbios respiratórios têm que ser tratados de imediato. Uma vez que esteja assobiando ou ouvir um sibilo quando você respira, veja o clínico.
Possivelmente é asma, problema pulmonar, alergia grave ou exposição a substâncias químicas. Seu médico tem a capacidade de descobrir o que está provocando e como tratá-lo. Caso tenha asma alérgica, um alergista ou pneumologista (profissional pulmonar) desenvolverá um plano para gerenciá-lo e diminuir as crises.
Os sibilos também poderão ser causados por pneumonia ou bronquite. Você está tossindo muco amarelado ou verde? Você ainda tem febre ou falta de oxigênio? Caso assim seja você pode ter bronquite que está se transformando em pneumonia. O que indica que é o momento de fazer uma visita ao especialista.
6. Pensamentos suicidas
Se você se sentir desesperançado ou amarrado, ou acreditando que não há razões para viver, procure ajuda. Falar com um especialista pode auxiliá-lo a superar uma crise.
Vá a uma emergência de um hospital psiquiátrico ou solicite um especialista de saúde mental.