A cada ano, milhares de indivíduos garantem deixar os cigarros. Contudo, se eles tentaram e falharam com as dicas para parar de fumar – seja ao mastigar gomas de nicotina, aconselhamento ou modificação dos hábitos – eles normalmente olham para fora do lugar comum, com esperança de que a medicina alternativa consiga enfim libertá-los de uma vida determinada pelo tabagismo.
Contudo os fumantes e os peritos na área de saúde concordam que o desafio de parar é enorme. Especialistas afirmam que no que se refere a largar o fumo, não há uma fórmula mágica. E enquanto várias abordagens alternativas encontram-se disponíveis – a começar da acupuntura, passando pela figura guiada até a auto-hipnose elas, indubitavelmente, não são solução, e para cada tabagista que auxiliam, são capazes de deixar outro decepcionado.
Parar de fumar não é fácil
A maior parte dos especialistas consente que, apesar de quão forte seja a sua intenção de deixar de fumar, há algumas forças poderosas que agem contra você. Com certeza, nenhuma técnica de colocar fim ao costume de fumar serve para todo mundo, e a taxa de erros consegue ser desencorajadora. A maior parte das pessoas abandona o vício no mínimo três vezes antes de, finalmente, encontrar um jeito de parar para sempre.
Não tem nada mais complexo do que largar o cigarro, revelam especialistas. Ninguém fuma porque é gostoso ou porque adora a sensação dos gases venenosos quentes que se movem pela garganta. Quem fuma é obcecado em nicotina.
Os pesquisadores explicam que no momento em que você vê o que ocorre com os indivíduos que estão nos estágios da remoção do cigarro, entende que esta é uma inquietação bastante séria. Existem fumadores que estão inclinados a arriscar a vida para prosseguir com o fumo.
Medidas alternativas para largar o cigarro
Por outro lado, as abordagens alternativas para parar de fumar têm um número crescente de adeptos – e eles transformaram certos dependentes em ex-fumantes definitivos. Um dos principais benefícios da maioria desses meios não convencionais é a habilidade de convencer os fumantes a mudar. Os indivíduos percebem que eles possuem controle com relação ao seu corpo que não acreditavam que tinham. É uma experiência de aprendizado que os deixam aptos para fazer modificações, entre elas, deixar o tabagismo, relatam os estudiosos.
Entre as abordagens alternativas estão a hipnose, que confirma uma consciência desenvolvida. Juntamente com o controle de peso, a cessação do tabagismo é o problema mais famoso da hipnose. Operando essa técnica, os seres humanos adentram em um modo de atenção focado e concentrado e tornam-se mais propensos a sugestões que debilitam o apetite por cigarros e fortalecem sua vontade de largar o cigarro.
De outra forma, quando pesquisadores examinaram certos estudos com relação ao uso da hipnose para pôr um fim ao tabagismo, eles perceberam que, à medida que os fumantes que participaram de programas de hipnose adquiriram maior êxito na abstenção de cigarros do que os fumantes que não utilizaram qualquer intervenção para parar o vício, esta abordagem parecia não ter benefícios no que se refere a outros programas tradicionais de largar o cigarro.
Imagens guiadas para largar o cigarro
Se você é capaz de mobilizar ilustrações vívidas em sua mente na queda de uma cinza de cigarro, as figuras guiadas são capazes de ser uma experiência que vale a pena fazer. Utilizando esse procedimento, os humanos ingressam em um estado de relaxamento e, em seguida, criam gravuras mentais que ajudam a tocar sua mente inconsciente e reprogramam o sistema nervoso para resistir à vontade de fumar.
As gravuras guiadas são mais proveitosas na capacitação dos indivíduos para largar o cigarro, relatam especialistas. Elas são capazes de ajudá-los a se preparar por dentro, suprimindo batalhas internas e dificuldades que são capazes de obstruir o caminho para desistir de deixar o vício do tabagismo.
Muitas pessoas são atraídas para o cigarro pelas figuras que os convenceram de que podem sentir-se melhores se fumarem. As figuras guiadas usam a própria imaginação da pessoa e as ajudam a criar outras ilustrações que podem combater o suposto apelo do cigarro, mostrando que é um veneno tóxico o que está sendo absorvido. A solução é quebrar o costume, quebrar o vício e aceitar que você não necessita de um cigarro com o intuito de se sentir bem, informam pesquisadores.
Parou de fumar? Acupuntura alivia a abstinência
A acupuntura, técnica chinesa antiga, tem sido usada por milhares de anos para diversos tipos de enfermidades – e, no momento atual, para algumas pessoas que têm o interesse de vencer o vício pelo cigarro eternamente. Em uma pesquisa, os participantes que haviam fumado por uma média de vinte e três anos tiveram tratamentos de acupuntura com agulhas inseridas em partes que presumiam induzir os órgãos associados ao tabagismo (tais como pulmões, as vias aéreas e a boca). No decorrer de um período de cinco anos, esses participantes fumaram menos e tiveram uma minimização do desejo de fumar, em comparação com um outro grupo que estava sendo observado.
Estudiosos esclarecem que, em um cenário clínico, é provável encontrar muitas pessoas que dizem ter parado de fumar, utilizando a acupuntura. Porém, em conjunto, os estudos clínicos acessíveis não ofereceram provas persuasivas dos benefícios da acupuntura, com a maior parte da pesquisa levantando as dúvidas sobre a capacidade da técnica alternativa de ajudar a largar o desejo de fumar.
Especialistas que têm praticado a acupuntura para alívio da dor e demais problemas de saúde há mais de 30 anos, notaram que a acupuntura pode ser vantajosa no gerenciamento dos indícios fisiológicos da abstinência da nicotina, provavelmente propiciando a liberação de substâncias químicas do cérebro conhecidas como endorfinas. A acupuntura pode regular os ajustes de nicotina, os nervos, as compulsões, a irritabilidade e a ansiedade de que as pessoas normalmente relatam no momento em que elas param de fumar.